quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O AUTO DA BARCA DO INFERNO DE GIL VICENTE


A turma do terceiro período de Letras está vivenciando o Auto da Barca do inferno de Gil Vicente. Digo "vivenciando" porque encenar seria muito pouco para traduzir a rica experiência partilhada por todos. A obra de Gil Vicente marca a passagem do medievo para o classicismo,descrevendo a sociedade,os costumes e valores da época. Embora seja uma obra quinhentista(1517), a temática vicentina é extremamente atual, por tratar de “tipos sociais”, estereótipos, que se perpetuam no tempo, adequando-se às mudanças que se formulam em meio ao devir histórico.
Num enredo que se desenvolve em um espaço único, um porto imaginário, apresentam-se duas barcas: a barca do inferno, com dois tripulantes ,o diabo e o seu companheiro; e a barca da glória, onde figura o anjo. No desenrolar da história, cada personagem é julgada por suas ações na terra.A peça que faz parte das apresentações artísticas da Semana de Letras,integra o conteúdo da disciplina Literatura Portuguesa, ministrada pela prof.Dra.Vilma Mota Quintela, que acompanha e orienta cada detalhe durante os ensaios.
Aguardem a apresentação da livre adaptação da antológica peça de Gil Vicente para os dias atuais!
Suzy Dayse

FICHA TÉCNICA

O AUTO DA BARCA DO INFERNO
DE GIL VICENTE

3º Período de Letras

Prof .Dra. Vilma Mota Quintela

Adaptação, Direção e Sonoplastia
Suzy Dayse Vasconcelos

Personagens
Diabo- Ângela Cristina
Companheiro- Maria Klejdi
Anjo- Magda Cavalcante
Fidalga- Maryssandra Melo
Agiota- Ana Claudia Ribeiro
Parvo- Paulyne Souza
Sapateiro- Claudia Andrade
Frade- Marivaldo dos Santos
Cabocla- Deise Nascimento
Brígida –Rosélia Vieira
Corregedor- Joseane Inácio
Narrador- Ana Moura
Patativa- Carmélia Menezes
Poeta-Maria Tamires
Poeta-Paula Graziella
Poeta- Suzy Dayse

Sonoplastia Técnica
Jairo e Robson

Cenário
Ana Moura

Logística
Mara e Flávia

3 comentários:

  1. Surpreendente como é atualissímo os esteriótipos da "Barca" de Gil Vicente no nosso contexto atual. Vale a pena assistirem Barca do Inferno com atores leigos que dão show!!!

    ResponderExcluir
  2. E que Show Angela, a começar por você. Sucesso na estréia.

    ResponderExcluir
  3. A II Semana de Letras está uma maravilha. Tudo muito bem organizado e principalmente a equipe unida. Vale a pena a presença em todos os eventos. A Barca do Inferno está de mais só nos ensaios, imagine no palco com as personagens caracterizadas, vai ser um show, não percam esse sucesso!!!

    ResponderExcluir